• Portfólio

    Supervisão das obras

    Complexo Portuário de Itajaí/SC

Desafio

Supervisão das obras de reestruturação do canal de acesso ao complexo portuário de Itajaí. O canal de acesso no interior do Rio Itajaí-açu está em seu limite operacional e suas atuais dimensões não comportam embarcações maiores que 300 metros de comprimento. O objetivo das obras é adequar o Porto de Itajaí às novas demandas operacionais, já que a movimentação de cargas cresceu extraordinariamente nos últimos anos, e tornar possível o acesso da classe de navios cargueiros do tipo Panamax. As intervenções devem possibilitar o fortalecimento da atividade portuária do complexo, aumento de renda, redução do índice de desemprego e aumento do fluxo de capital.

Solução

  • Para alcançar os objetivos previstos, duas grandes adaptações serão executadas, a criação de uma nova bacia de evolução e o alargamento do canal de acesso entre os molhes de fixação da desembocadura do Rio Itajaí-açu.

  • O Estudo de Reestruturação da Bacia de Evolução 5 (TB5) do Porto de Itajaí foi feito pela empresa holandesa Arcadis, a pedido da Portonave e da APM Terminals. Contempla elementos técnicos e requerimentos de layout portuário para realização de manobras seguras de aproximação, evolução e atracação de navios de 366 m de comprimento 51,2 m de boca, assim como navios de 400 m de comprimento e 59,0 m de boca (classe Maersk Triple E). Foram determinados os efeitos das modificações do canal e do rio nos padrões de circulação hidrodinâmica (correntes estuarinas), níveis d’água (efeitos das marés e descarga fluvial) e ondas; fornecidas as especificações de desenho e trabalhos civis necessários para as modificações dos molhes na desembocadura do Rio Itajaí-açu; estimados os custos e as quantidades para as principais intervenções (dragagem capital e de manutenção, remoção dos espigões e guias correntes e reconfiguração do molhe norte).

  • A empresa Hidrotopo Consultoria e Projetos Ltda. é responsável pelo Projeto de Alargamento do Canal de Navegação e da Bacia de Evolução, com Adequação das Estruturas de Proteção do Rio Itajaí-SC. A primeira fase contempla o Projeto Básico de Dragagem da Bacia de Manobra do Saco da Fazenda. A bacia de manobra será circular, com diâmetro total de 530 m. A intervenção nas estruturas existentes ao longo do rio compreende a remoção parcial do molhe norte, retirada integral dos espigões transversais localizados ao longo da parte interna do molhe norte e retirada do guia corrente que separa o canal principal do Saco da Fazenda.

Área de atuação

Transportes

Local

Itajaí (SC)

Prazo de implantação

24 meses (Maio/18)

  • Complexo Portuário de Itajaí/SC

    Supervisão das obras